29 de julho, 2024
Descobre as lições da Mafalda Amarelo sobre criar uma marca sustentável em tempos desafiantes.
Gerado pela Frigideira
Durante a pandemia, o mundo virou do avesso, e Mafalda Amarelo não foi exceção. A viver um período de lay-off, encontrou-se com tempo livre nas mãos e uma energia inabalável para empreender. "Ficar em casa sem fazer nada para mim não é opção," lembra ela. Este tempo "extra" tornou-se uma oportunidade para virar ideias em ações concretas.
Mafalda sempre teve o desejo de criar um projeto próprio, algo que fosse um reflexo direto dos seus valores e paixão. A pandemia trouxe uma reflexão sobre a importância do cuidar de si e do planeta, e isto serviu como combustível para a criação da Boteânica. Aproveitou o tempo livre forçado, juntou a formação e as experiências de vida, e assim nasceu a ideia de uma marca sustentável que alia bem-estar com responsabilidade ambiental.
Ao invés de se deixar abater pelas circunstâncias, Mafalda transformou a adversidade em motivação, criando uma marca destinada a fazer a diferença. Patrícia nos conta como todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos foi canalizado para concretizar este seu sonho durante um dos períodos mais desafiantes da história recente.
Para explorar mais sobre como superar desafios ao criar uma marca, podes ver este episódio.
A formação e as experiências variadas de Mafalda Amarelo foram cruciais para o sucesso da Boteânica. Aqui estão os principais pontos:
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Mafalda Amarelo cita diretamente os valores centrais e a missão da Boteânica:
"Eu sempre quis fazer alguma coisa que fosse minha, que fosse a minha cara, que as pessoas olhassem e pensassem, isto é Mafalda, o corpo e a alma da Mafalda estão aqui."
A marca destaca a sustentabilidade e o cuidado com a natureza como fundamentais:
"A Boteânica é uma marca de produtos 100% vegetais. É pensada para ser sustentável, para ajudar as pessoas a conseguirem cuidar de si sem maltratar a natureza."
A missão é clara:
"Nós temos a mãe que nos dá à terra. E às vezes não temos consideração por ela e maltratamos em pequenos gestos e pequenas coisas. E assim nós conseguimos ter o bem-estar, o nosso bem-estar, sem estar a destruir o bem-estar da natureza."
Estes valores refletem-se em cada produto e ação que Mafalda empreende com a Boteânica, assegurando que o impacto positivo é constante.
O processo de sourcing para os produtos da Boteânica foi meticuloso e pensado para alinhar perfeitamente com os valores da marca. Primeiro, Mafalda realizou uma extensa pesquisa online para encontrar fornecedores que partilhassem a sua visão de sustentabilidade e qualidade.
Os critérios principais incluíram:
Para garantir a melhor qualidade, Mafalda pediu amostras dos produtos e testou-os durante um mês, tanto pessoalmente como com ajuda de outras pessoas. A relação próxima com os fornecedores foi vital, permitindo que as expectativas fossem claras e alinhadas com a missão da Boteânica.
A Boteânica tem planos ambiciosos e metas bem definidas para o futuro próximo:
Através destes objetivos, a Boteânica está focada em crescer sustentavelmente e continuar a oferecer produtos que respeitem tanto as pessoas como o planeta. Para mais detalhes sobre expansões e novos produtos, confere como outras empresas estão a enfrentar desafios semelhantes no episódio sobre Como Fazer Dinheiro com o ChatGPT.